Av. de França, 256
Edifício Capitólio Piso -1 Loja 20 4050-276 Porto
912 944 494



Psicologia na gravidez e maternidade

A consulta de psicologia na gravidez e maternidade pretende cuidar da mulher (e consequentemente do bebé) na gravidez e pós-parto
Estes dois períodos atravessam processos de mudança e crise, devido a todas as alterações hormonais, psicológicas e sociais, e nesse sentido esta consulta permitirá acompanhar os principais desafios na transição para a parentalidade.
Em algum momento da gravidez e no pós-parto é normal sentir alguma ansiedade e outras alterações emocionais, contudo é importante avaliar se são alterações normativas deste período ou se estes sintomas já têm implicações disfuncionais no quotidiano da mulher. Desta forma, a consulta de psicologia permitirá detetar e intervir nas alterações psicopatológicas na gravidez e puerpério (baby blues, depressão pós-parto, perturbações de ansiedade…), ou estados emocionais desajustados, mas também prevenir o aparecimento ou evolução destes quadros psicopatológicos.
Logo na gravidez a mulher procura ajuda especializada para oferecer os melhores cuidados ao seu bebé, contudo, a saúde mental da mãe fica para segundo plano, ou nem é contemplada. O mesmo acontece no puerpério, em que a mãe sente que naquele momento a prioridade é o bebé, ou até normaliza o que está a sentir como sendo típico desta fase. Contudo, é importante as mães perceberem que ao cuidarem delas, estão automaticamente a cuidar dos seus bebés.
Culturalmente é-nos passada a mensagem que a gravidez é um “estado de graça” e quando o bebé nasce é um momento feliz e cor-de-rosa, mas nem todas as mulheres se sentem desta forma, e é importante acolher e validar estes sentimentos, e a consulta de psicologia ajuda a lidar com eles.