Av. de França, 256
Edifício Capitólio Piso -1 Loja 20 4050-276 Porto
912 944 494



Terapia da Fala

Diagnóstico da Mobilidade da Língua
Desconfia que o seu bebé tenha freio da língua curto?
O freio lingual é uma prega de tecido localizada por baixo da língua e que se insere na parte de trás da gengiva inferior. O que muitos chamam de “língua presa” refere-se, na verdade, a um freio lingual curto e com inserção anteriorizada.
A existência de um freio curto poderá prejudicar a amamentação/alimentação e, posteriormente, o desenvolvimento da fala.
Nesta consulta de diagnóstico, a nossa Terapeuta da Fala avaliará a condição do freio e diagnosticará eventuais problemas associados a ele. Se for identificada alguma questão que condicione o seu bebê, a nossa Terapeuta da Fala irá explicar e delinear qual o caminho e trabalho que será realizado em sessão e/ou com outros especialistas.
Da transição da vida intrauterina para o exterior surgem dificuldades, estamos aqui para ajudar
Ao contrário do que se pensa, a intervenção do Terapeuta da Fala não se restringe apenas ao acompanhamento de crianças em idade de aquisição de fala; na verdade, o Terapeuta da Fala, quando necessário, deverá intervir logo nos primeiros dias de vida, estimulando reflexos que promovam a alimentação, de modo a que posteriores problemas de alimentação, deglutição e comunicação sejam evitados.
A intervenção do Terapeuta da Fala em Neonatologia é ainda pouco solicitada e pouco conhecida em Portugal.
Todavia, é de extrema importância para que os problemas de sucção, deglutição e respiração sejam devidamente identificados e ultrapassados.
Alguns desses sinais manifestam-se em dificuldades concretas logo no início da amamentação - tanto para o bebé como para a mãe.
.
Assim, são indicações para Consulta de Terapia da Fala:
-
Nascidos prematuramente;
-
Com historial de sofrimento durante o parto;
-
Que apresentem imaturidade dos sistemas grastrointestinais e orofaciais;
-
Que apresentem alterações da função ou estruturas orofaciais (exemplo freio da língua curto, alterações do palato, etc.);
-
Quando a sucção é ou parece fraca;
-
Quando se cansam facilmente durante a alimentação;
-
Quando demonstram sinais de irritação durante alimentação;
-
Falta de coordenação das funções de sucção, respiração e deglutição;
-
Reflexo de mordida exacerbado (recém-nascido que morde durante a mamada no mamilo ou na tetina);
-
Dificuldades na pega – mama ou biberão;
-
Rejeição alimentar (na introdução dos alimentos) ou aversão a certos alimentos e/ou texturas.
A nossa Terapeuta da Fala, Joana Nápoles, especialista em bebés avaliará o seu bebé em todas as questões relacionadas com a alimentação. Numa fase mais precoce avaliará a sucção e poderá determinar a necessidade de estimulação e ou adaptações necessárias para que a introdução da alimentação seja uma etapa prazerosa, quer para si, quer para o se bebe.
A estimulação das funções, assim como das estruturas orofaciais, irá ajudar o seu bebé a sentir-se mais seguro na alimentação, potenciando todas as componentes nutricionais que tanto nos preocupam e diminuindo possíveis problemas de amamentação e/ou alimentação associados.
As nossas orientações seguem sempre as recomendações mais atualizadas de órgãos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).